ICMS para Farmácias – O que você precisa saber?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Maneira Como Realiza O Cálculo Do ICMS Dos Seus Medicamentos Pode Determinar O Futuro Da Sua Farmácia!

Realizar o cálculo do ICMS da sua farmácia de maneira automatizada pode fazer com que você tenha despesas, vendendo!

Quando falamos sobre tributação para farmácias, é preciso ter muito cuidado, ainda mais quando o assunto é, especificamente, o ICMS!

Embora essa não seja a praia de muitos gestores de farmácias, é preciso sim se manter muito bem informado sobre o assunto, pois, com um cálculo realizado de maneira equivocada, priorizando somente a sua regularidade, você poderá encarar sérios problemas financeiros, tendo que recolher mais impostos do que o necessário e, assim, ter despesas, mesmo vendendo.

Contudo, como forma de te auxiliar, nós, da WR Contabilidade para Farmácias, preparamos a postagem de hoje, abordando os aspectos necessários para que você compreenda como realizar o cálculo do ICMS-ST da melhor forma possível. Confira!
Wr Gif Como Reduzir Os Impostos Pagos De Sua Farmacia Ou Drogaria - Contabilidade em Goiânia Goiás | WR Contabilidade e Consultoria

O que é o ICMS para farmácias?

ICMS é a sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, sendo assim, de acordo com a Lei Complementar Nº 87, de 13 de setembro de 1996, ele incide sobre as seguintes atividades:

I – operações relativas à circulação de mercadorias, inclusive o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares;

II – prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias ou valores;

III – prestações onerosas de serviços de comunicação, por qualquer meio, inclusive a geração, a emissão, a recepção, a transmissão, a retransmissão, a repetição e a ampliação de comunicação de qualquer natureza;

IV – fornecimento de mercadorias com prestação de serviços não compreendidos na competência tributária dos Municípios;

V – fornecimento de mercadorias com prestação de serviços sujeitos ao imposto sobre serviços, de competência dos Municípios, quando a lei complementar aplicável expressamente o sujeitar à incidência do imposto estadual.

Desse modo, os medicamentos que são vendidos pela farmácia ou drogaria devem ser tributados de acordo com as alíquotas incidentes em seu estado.

ICMS-ST

Portanto, como sabemos, o ICMS é utilizado para coletar uma alíquota sobre o preço do produto.

Desse modo, no momento de compra de um medicamento, você paga um ICMS sobre a mercadoria, que é recolhido também na venda do mesmo – lembrando que o valor a ser recolhido é determinado pela alíquota do estado que incide sobre o preço de venda do produto.

No entanto, com a Substituição Tributária, é possível que toda essa apuração em cima de apuração fique concentrada na distribuidora dos medicamentos, caracterizando, assim, o ICMS-ST.

E qual é o erro que pode te custar tanto?

Durante esses cálculos, existe um fator chamado de PMC (Preço Máximo permitido ao Consumidor), que determina até quanto o seu medicamento pode ser vendido, e, com o objetivo de lidar com a concorrência, muitos gestores dão descontos, sem considerar o valor do ICMS-ST da cadeia tributária da mercadoria, resultado em uma margem de contribuição (lucro) mínima!

E se considerarmos o seu ponto de equilíbrio financeiro, você pode, simplesmente, ter despesas, vendendo.

Como um escritório de contabilidade especializado em farmácias pode te ajudar?

Contando com a experiência de anos prestando serviços contábeis para farmácias, nós, da WR, realizaremos todos os cálculos necessários para que você precifique seus medicamentos de maneira correta, levando em consideração todos os aspectos que interferem no seu lucro e no ponto de equilíbrio financeiro do seu negócio.

Portanto, se o que deseja é contar com a especialidade de profissionais verdadeiramente capacitados, acesse esta página agora mesmo e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu negócio: Assessoria Contábil para Farmácias.

QUERO REDUZIR OS CUSTOS DA MINHA FARMÁCIA!

Summary
ICMS para Farmácias – O que você precisa saber?
Article Name
ICMS para Farmácias – O que você precisa saber?
Description
A Maneira Como Realiza O Cálculo Do ICMS Dos Seus Medicamentos Pode Determinar O Futuro Da Sua Farmácia!
Author
Publisher Name
WR
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

Recomendado só para você!
Diante de tantas dúvidas e incertezas quanto ao benefício emergencial,…