Encerramento de empresa – Passo a passo para encerrar sua empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por diversas razões, empresários decidem por extinguir seus negócios. Para que isso seja feito de forma adequada, é preciso realizar o encerramento de empresa. 

Realizar o processo de encerramento de empresa pode ser burocrático e gerar dores de cabeça se não for realizado corretamente, por isso, é importante conhecer todos o processos para realizá-los e evitar dores de cabeça futuras. 

Pensando em te ajudar nesta tarefa, preparamos este artigo para mostrar como encerrar sua empresa. 

Continue lendo e confira!

Encerramento de empresa – O passo a passo

Confira Nossos Serviços - Contabilidade em Goiânia Goiás | WR Contabilidade e Consultoria

1. Realizar o fim da sociedade 

Se a sua empresa não se encaixava em um dos tipos societários individuais e possuía sócios, é preciso realizar o fim da sociedade. 

Para isso, é preciso que todos assinem uma ata referente ao fim do negócio para que, em seguida, possa ser feito o distrato social.

 O distrato social é fundamental no encerramento de empresa, pois formaliza, perante a Lei, a dissolução da sociedade, com todos os sócios de acordo. 

Além disso, neste documento é formalizada a razão para o encerramento da empresa e como será realizada a repartição do capital restante, além de definir quem ficar responsável por aspectos como os ativos e documento legais e contábeis. 

2. Realizar o recolhimento do FGTS e demais tributos 

O passo citado acima foi referente às sociedades. Mas e a os empresários individuais? 

Neste caso, é preciso realizar a emissão do Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Valores referentes ao FGTS que ainda estiverem pendentes de recebimento, devem ser pagos pela Caixa Econômica Federal.

Depois disso, se você paga tributos municipais ou estaduais, é preciso solicitar a baixa por meio da Secretaria de Finanças municipal e na Secretaria de Fazenda do seu Estado. Vale salientar que, a documentação exigida para o encerramento de empresa pode variar de acordo com cada Estado. 

Porém, se os tributos que você paga são federais, é preciso solicitar à Receita Federal a emissão da Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União.

3. Baixa no CNPJ e Junta Comercial 

Para conseguir dar continuidade ao encerramento, é preciso protocolar o pedido de fechamento da empresa na Junta Comercial do seu Estado, o que, novamente, pode gerar a solicitação de documentos diferentes. 

O CNPJ é mais simples, é só baixar o programa “Coleta Online”, disponibilizado pela Receita Federal e seguir as instruções. 

Tenha o suporte de uma contabilidade!

O encerramento de empresa, quando visto em passos, pode parecer mais simples do que realmente é. Isso porque são muitos os detalhes aos quais você deve se atentar, especialmente se for uma sociedade, onde divisão de capital e bens deve ser feito da forma mais justa possível. 

Para tornar esta tarefa mais simples e assertiva, tenha o suporte de um profissional contábil preparado e qualificado para realizar o encerramento de empresa. Dessa forma, se torna possível fazer tudo corretamente, de acordo com a Lei. 

Se você deseja encerrar sua empresa e quer o apoio de profissionais que irão te auxiliar, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar!

Summary
Encerramento de empresa - Passo a passo para encerrar uma empresa
Article Name
Encerramento de empresa - Passo a passo para encerrar uma empresa
Description
Por diversas razões, empresários decidem por extinguir seus negócios. Para ser feito de forma adequada, é preciso realizar o encerramento de empresa.
Author
Publisher Name
WR
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

Recomendado só para você!
A gestão empresarial é vital para guiar uma empresa ao…