Controle de medicamentos e gestão de estoque em farmácias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Aprenda a fazer um controle de medicamentos eficaz e evite medicamentos vencidos em sua farmácia

Com um bom controle de medicamentos, você evitará problemas quando o assunto é a gestão da sua farmácia

Gerenciar o controle de medicamentos em uma farmácia é uma tarefa que pode parecer comum para os técnicos de farmácia.

Afinal, muitos gastam quase um quarto de sua jornada de trabalho mantendo sistemas de controle de medicamentos e estoque…

Os medicamentos são normalmente comprados de um atacadista, cada um dos quais pode ter um sistema exclusivo para pedidos e, em algumas situações, pode ter a capacidade de estabelecer um estoque que mantém automaticamente quantidades definidas de medicamentos comumente usados.

É importante, na prestação de cuidados de alta qualidade ao paciente, garantir que o medicamento esteja sempre disponível quando for necessário.

Dessa forma, é essencial equilibrar a manutenção de um estoque adequado que possa atender às necessidades do paciente com a minimização de estoque desnecessário.

A maioria das indústrias de medicamentos tem um processo de devolução que pode ser usado quando quantidades excessivas de medicamentos ou medicamentos desnecessários estão na prateleira da farmácia.

Um estoque de farmácia com estoque suficiente geralmente inclui estoque básico e estoque de segurança.

O estoque básico é a quantidade de estoque disponível para atender a um nível médio de demanda, enquanto o estoque de segurança é a quantidade de estoque mantida nas prateleiras para compensar as flutuações na demanda.
Wr Gif Como Reduzir Os Impostos Pagos De Sua Farmacia Ou Drogaria - Contabilidade em Goiânia Goiás | WR Contabilidade e Consultoria

Esteja atento aos medicamentos vencidos em sua farmácia!

Os medicamentos têm datas de validade e requisitos de armazenamento que devem ser conhecidos e seguidos.

Até porque medicamentos que expiraram ou foram armazenados de forma inadequada podem causar alteração na atividade do medicamento, reduções significativas na potência e possíveis danos ao paciente.

Portanto, o seu controle de medicamentos deve contar continuamente com a validação das condições de armazenamento na farmácia e verificar regularmente todo o controle de medicamentos para ter ciência sobre as datas de validade.

As datas de validade baseiam-se em estudos de estabilidade do medicamento na embalagem original fechada, embora os medicamentos sejam considerados válidos até que a data de validade do fabricante tenha expirado, pressupondo-se o armazenamento e embalagem adequados, conforme indicado na bula do produto.

No entanto, exceções podem ser aplicadas a medicamentos que tenham sido identificados como tendo uma data de validade reduzida após a abertura do recipiente.

A maioria das farmácias, seja na comunidade ou no ambiente institucional, tem políticas específicas em vigor sobre a rotação de itens de estoque novos e antigos para minimizar a deterioração do estoque.

Por exemplo, ao arquivar medicamentos de uma nova remessa, os novos produtos são colocados nas prateleiras atrás dos produtos mais antigos, para que aqueles com datas de validade mais curtas sejam usados ​​primeiro.

Outras estratégias de estoque que ajudam a reduzir a deterioração incluem:

  • Aplicação de adesivos coloridos em itens de estoque que estão prestes a expirar;
  • Limitar o uso de itens de curto prazo em compras;
  • Designar farmacêuticos para setores de farmácia específicos para monitorar continuamente os medicamentos que possam estar desatualizados.

Além disso, como produtos selecionados próximos do vencimento, os técnicos de farmácia devem estar familiarizados com as práticas de devolução da fabricante, considerando que cada fornecedor geralmente possui políticas e procedimentos que devem ser seguidos para receber crédito nas devoluções.

Conte sempre com a WR

Nós, da WR, podemos te ajudar com processos relacionados ao controle de medicamentos entre outros processos, pois somos uma contabilidade especializada em farmácias.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar a sua farmácia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

Recomendado só para você!
Redução de salário: Empresas têm dúvidas de como fazer pagamento…