Saiba como fazer um controle de devolução de mercadorias eficiente em seu minimercado e pare de perder dinheiro!

Você sabia que quando você não possui um controle de devolução de mercadorias adequado, poderá estar perdendo dinheiro em seu minimercado? Então leia o nosso artigo, entenda mais sobre o assunto e como ficar longe de situações como essas.

Ter um bom acompanhamento no controle de devolução de mercadorias é essencial para que seu minimercado evite prejuízos decorrentes da perda de produtos.

Através dele você evita perdas para seus clientes e fornecedores, porém o impacto pode ir muito mais além, já que está diretamente ligado à satisfação dos clientes os quais frequentam seu minimercado.

Quer saber mais como adaptar seu negócio e manter um controle de devolução de mercadorias eficiente?

Então basta ler o nosso artigo até o final!

O que podemos entender como devolução de mercadorias?

Existem duas situações de devolução de mercadorias que podem afetar sua empresa.

A primeira acontece quando você devolve algo que veio de forma errada de seus fornecedores, ou com defeito.

Já a segunda situação ocorre quando seus clientes adquirem um produto avariado em seu estabelecimento, compram por engano (principalmente quando a negociação é feita pela internet), dentre outros fatores.

Essa última ocorrência pode gerar também a necessidade de gerar a devolução para seus fornecedores.

Uma das causas comuns de devoluções acontecerem está relacionada à solicitação de garantias.

Nesse sentido, em ambos os casos, é importante manter um controle de devolução de mercadorias adequado, tanto para evitar perda de recursos, ao não recuperar os produtos devolvidos, quanto de clientes, os quais podem se sentir insatisfeitos com o suporte recebido.

Quais os desafios existentes na realização desse controle?

Um dos maiores problemas quando se trata de controle de devolução de mercadorias está em essa ser uma área sem muita movimentação, principalmente em minimercados.

Por conta disso, não é comum se ter um setor específico para tratar diretamente dessas questões.

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Ou seja, geralmente quem faz esse acompanhamento pode ser algum responsável pelo setor de compras ou que trabalhe com o controle de estoques.

Então, quando não se tem um acompanhamento adequado, as informações podem acabar sendo perdidas, e isso pode fazer com que você não restitua os itens aos seus clientes, devolva em duplicidade (valores ou produtos) ou mesmo não receba de seus fornecedores as mercadorias ou valores devolvidos.

Além disso, como não costuma ser um processo rotineiro, o registro inadequado de informações sobre o andamento dos processo também pode criar dificuldades para que o controle de devolução de mercadorias aconteça de maneira eficiente. 

Como o controle de devolução de mercadorias deve ser feito para que aconteça de forma eficiente?

Então, para ajudar que você não perca dinheiro quando o assunto é controle de devolução de mercadorias, separamos abaixo algumas dicas úteis:

  • Identifique qual o documento fiscal de origem das mercadorias, seja de compra, junto aos fornecedores, ou vendas aos seus clientes;
  • Também deixe registradas as informações referentes ao documento fiscal usado para fazer a devolução dos produtos;
  • Calcule todos os valores envolvidos na aquisição ou venda dos artigos – isso servirá principalmente no caso em que se conceda ou receba crédito, em vez dos itens;
  • Mantenha um lugar específico para registro de todas informações relacionada à devolução – pode ser um software, planilha;
  • Faça contatos periódicos com seus fornecedores para verificar sobre parecer da análise técnica (no caso de solicitação de garantia) ou posicionamento quanto ao envio de novos produtos ou concessão de créditos referente à devolução;
  • Registre todo o contato que tiver com o cliente ou fornecedor, indicando o dia horário, motivo, qual o retorno naquele dia e o que ficou combinado;
  • Ao receber o crédito ou a mercadoria em substituição, deixe registrada a informação em seus controles;
  • Tratando-se de garantia, caso seja negada, informe ao seu cliente o motivo, bem como deixe anotado em local específico a informação e o motivo, isso também vale quando o produto é recebido de seus fornecedores e repassado para os seus clientes.

Como você pode observar, um controle de devolução de mercadorias feito de forma adequado depende principalmente de três aspectos:

  • Centralização dos dados;
  • Registro de todas informações em local apropriado;
  • Acompanhamento do andamento do processo (principalmente em caso de garantia). 

Nesse contexto, só não vale perder clientes ou recursos de sua empresa por não ter realizado um controle de devolução de mercadorias da forma correta em seu minimercado. 

Entenda como nós, da WRL Consultoria Empresarial e Contábil, podemos ajudar no controle de seu negócio

Percebeu como é importante ter um controle adequado da movimentação do seu negócio?

Isso evita que o dinheiro do seu estabelecimento seja gasto desnecessariamente.

Dessa forma, nós, da WRL Consultoria Empresarial e Contábil, podemos te ajudar a não apenas ter um bom controle de devolução de mercadorias, mas também de todos os números de seu negócio.

Nosso foco é levar soluções as quais permitam melhorar seus resultados e contribuir para que você use seus recursos de forma eficiente.

Quer detalhes sobre como isso é possível?

Então entre em contato com um de nossos especialistas!

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Controle de devolução de mercadorias em minimercados: como fazer?
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