Capital humano – Entenda este conceito e saiba como gerenciá-lo na sua empresa para obter melhores resultados!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda como o capital humano pode elevar os resultados da sua empresa e aumentar as chances de mantê-la bem sucedida no mercado!

O que seria das empresas sem aqueles que a mantém em funcionamento, que cuidam desde que as questões mais operacionais, como aqueles que fazem a manutenção, até as mais estratégicas, como o CEO, por exemplo.

As corporações – independentemente de seus tamanhos – são compostas por pessoas, certo? Afinal de contas, sem estes indivíduos, seria impossível manter o empreendimento em pleno funcionamento e, é claro, seria ainda mais impossível atingir o sucesso que todos os empresários almejam para seus empreendimentos. 

E mesmo que você pense em questões como a inteligência artificial, lembre-se que ela foi criada por seres humanos e depende deles para funcionar. Sem a devida manutenção do software ou a sua atualização, até mesmo a mais “inteligente” delas torna-se obsoleta e, portanto, inútil às empresas.

O maquinário necessário para a atuação dos negócios, como computadores, CNCs e outras máquinas, também precisam de atenção humana, uma vez que nem mesmo o software mais potente é capaz de dar conta de todas as demandas de preservação que tais instrumentos geram. 

Sendo assim, pessoas são indispensáveis e é neste ponto em que entra o conceito de capital humano. 

Quer entender melhor? Então fique conosco até o final e descubra tudo o que está procurando sobre o capital humano, seu funcionamento e gerenciamento.

Boa leitura! 

Confira Nossos Serviços - Contabilidade em Goiânia Goiás | WR Contabilidade e Consultoria

O conceito de Capital Humano

O conceito de capital humano refere-se diretamente à capacitação e qualificação dos colaboradores de uma empresa. Ou seja, trata diretamente de questões que envolvem a capacidade operacional e estratégica da empresa, uma vez que este conceito é válido desde o CEO até os funcionários operacionais.

Sendo assim, todo o rendimento de uma empresa – desde o ponto de vista operacional ao financeiro – é baseado na capacidade de capital humano, vez que sem este potencial torna-se inviável tanto a atuação no mercado quanto o desenvolvimento e mantenimento necessário para a execução das atividades necessárias.

Dessa forma, separamos algumas dicas para que você consiga gerenciar o capital humano e incentivar seus colaboradores a crescer fazendo com que, consequentemente, o seu empreendimento tenha melhores resultados e cresça sem limites! 

Crie projetos de retenção de talentos

A retenção de talentos é uma necessidade empresarial. Afinal de contas, ninguém quer perder aquele colaborador que faz a diferença, não é mesmo?

Sendo assim, para que seja possível reter talentos e potencializar o capital humano da sua empresa, é possível criar planos de carreira, bonificações e, é claro, reconhecer o esforço, desempenho e rendimento dos funcionários que se dispõem a fazer com que seus sonhos tornem-se realidade.

Incentive o estudo e aprimoramento constante das habilidades de seus funcionários!

Colaboradores bem desenvolvidos são melhores para a sua empresa e, em geral, quando incentivados por seu corpo de liderança, tendem a criar vínculos com a empresa, o que facilita a retenção de talentos. 

Destarte, é de suma importância criar programas de desenvolvimento do capital humano, uma vez que todos sairão ganhando e sua empresa terá cada vez mais chances de se destacar no mercado em que atua. 

E então, o que achou das informações sobre capital humano? Foram úteis? 

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco, ou queira demonstrar sua opinião sobre o assunto, basta deixar seu comentário! Responderemos a todos o mais rápido possível.

Summary
Capital humano - Como gerenciá-lo na minha empresa?
Article Name
Capital humano - Como gerenciá-lo na minha empresa?
Description
Entenda como o capital humano pode elevar os resultados da sua empresa e aumentar as chances de mantê-la bem sucedida no mercado!
Author
Publisher Name
WR
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

Recomendado só para você!
Entenda o que é o financiamento BNDES e como conseguir…