Descubra qual é o regime tributário mais vantajoso para a sua empresa e aprenda a fazer o cálculo do IR: Lucro Real para saber se é o seu caso!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já fez o cálculo do IR: Lucro Real, para saber se é o ideal para você? Pois, você pode estar pagando mais caro no seu Imposto de Renda!

Empreendedor, você já parou pra pensar que a escolha errada do regime tributário a seguir pode acarretar prejuízos incontáveis à saúde fiscal e financeira da sua empresa?

Por isso, é tão importante você estudar bem as opções possíveis de acordo com o enquadramento do seu negócio, para que você não pague mais do que o necessário no seu Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

Sendo assim, além de ter o acompanhamento de um profissional contabilista para orientar melhor os rumos financeiros do seu empreendimento, uma ajuda muito mais do que bem vinda no mundo dos negócios, você deve conhecer bem os regimes tributários e os cálculos que são feitos em cada um deles.

Porém, tudo vai depender do seu ramo de atuação e, também, do alcance do faturamento anual da sua empresa.

Neste artigo, vamos nos aprofundar em apenas um dos regimes tributários, o regime recomendado para grandes corporações e obrigatório para:

  • Instituições do ramo financeiro;

  • Empresas que tenham faturamento bruto anual acima de R$ 78 milhões de reais;

  • Empresas que possuem ganhos provindos de atividades no exterior, entre outras.

E então, quer saber mais sobre o cálculo do IR: Lucro Real? Então nos acompanhe até o final deste artigo.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Goiânia Goiás | WR Contabilidade e Consultoria

Cálculo do IR: Lucro Real: Qual a diferença para os outros?

Antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos falar um pouco de cada um dos regimes tributários:

É um regime simplificado, sugerido para micro e pequenas empresas, com os impostos unificados em uma única guia para pagamento, e alíquotas variáveis entre 4% e 19%, de acordo com o valor do receita anual bruta da empresa;

  • Lucro Presumido

É o regime onde se presume qual será o receita anual bruta da instituição, com alíquotas variáveis entre 8% e 32%, a depender da atividade praticada no mercado;

  • Lucro Real

É um regime mais complexo, calculado a partir do lucro líquido anual da empresa e com alíquota fixa em 15%, porém com um adicional de 10% caso os rendimentos mencionados ultrapassem R$ 20 mil reais mensais.

Cálculo do IR: Lucro Real: Como é feito o cálculo?

Como a alíquota praticada no regime tributário de Lucro Real é fixa, o cálculo básico é bem simples:

Imposto de Renda = Lucro líquido x 15%

No caso do do adicional de 10%, quando ocorrer, o cálculo será feito da seguinte forma:

Adicional = (Lucro líquido mensal – 20.000) x 10%

Cálculo do IR: Lucro Real: Porque é tão complexo?

O regime de Lucro Real pode ser escolhido por qualquer empresa, mas não possui muitas adesões devido a algumas complexidades na hora de declarar o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

Dessa forma, esse regime acaba sendo mais complexo por exigir um maior detalhamento das transações financeiras da empresa, mais comprovações sobre o faturamento e, consequentemente, uma grande demora e procedimentos mais trabalhosos.

Sendo assim, com tantos aspectos envolvidos na escolha ideal e nos procedimentos a serem tomados para te beneficiar, é necessária uma profunda avaliação dos mecanismos e do fluxo financeiro da empresa para que, dessa forma, se chegue a uma conclusão sobre o melhor regime tributário a seguir.

Pois, uma decisão mal tomada pode gerar prejuízos indesejados e um grande atraso no crescimento econômico do seu negócio!

Para ter maior segurança na hora de tomar essa decisão, conte com a ajuda de profissionais contabilistas para a definir o melhor caminho para a sua empresa!

Entre em contato agora conosco, e disponibilizaremos toda uma equipe de especialistas para te ajudar a alcançar a estabilidade fiscal e financeira para o seu negócio prosperar!

Summary
Cálculo do IR: Lucro Real: É mais vantajoso?
Article Name
Cálculo do IR: Lucro Real: É mais vantajoso?
Description
Você já fez o cálculo do IR: Lucro Real, para saber se é o ideal para você? Pois, você pode estar pagando mais caro no seu Imposto de Renda!
Author
Publisher Name
wr
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

Recomendado só para você!
Listamos perguntas e respostas para que você entenda melhor o…
Open chat
Powered by